
O projeto de Geografia ora apresentado baseia-se nas diretrizes nacionais de reformulação dos cursos de licenciatura. Ele é composto por um conjunto de proposições e regulamentações que redirecionam a formação docente.
Organizado por competências e eixos temáticos este projeto visa atender requisitos básicos da atual reformulação curricular, quer sejam, a construção autônoma de um currículo produzido a partir da necessidade e interesse do profissional em formação, e um currículo movente capaz de congregar todos os âmbitos do percurso acadêmico, extinguindo a concepção clássica de pré-requisito a qual conduz a uma noção equivocada e limitada de "grade curricular".
O(A) docente em Geografia poderá atuar nos diversos espaços onde ocorra a educação formal e não-formal. Será capaz de atuar nos níveis de ensino fundamental e médio, assim como, desenvolver e/ou participar de projetos e programas educativos em empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais e nos diversos meios de comunicação.
Para tanto, na formação do docente serão consideradas as 6 grandes competências norteadoras da formação pedagógica conforme as orientações da resolução do CNE, quais sejam:
-
Competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
-
Competências referentes à compreensão do papel social da escola;
-
Competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;
-
Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico;
-
Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
-
Competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional
BAIXE O PROJETO COMPLETO DE GEOGRAFIA EM DOCUMENTOS COMPLETOS
BEM-VINDO AO COLEGIADO DE GEOGRAFIA

Milton Almeida dos Santos foi um geógrafo brasileiro. Graduado em Direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.

Aziz Nacib Ab'Saber foi um geógrafo e professor universitário brasileiro. Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas.

Ermínia Maricato é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e professora visitante da Unicamp, formulou a proposta do Ministério das Cidades, onde foi ministra adjunta (2003-2005). É autora dos livros O impasse da política urbana no Brasil e Brasil cidades (Vozes, 2011).

Henri Lefebvre (1901-1991) foi um importante filósofo marxista e sociólogo francês. Estudou filosofia na Universidade de Paris, onde se graduou em Filosofia em 1920. Também realizou estudos referentes ao espaço urbano, escrevendo obras importantes como O direito à cidade, em 1969, e A revolução urbana, em 1970, nos quais o autor analisa a influência do sistema econômico capitalista no espaço urbano, com base na necessidade do poder industrial.

Atua nas áreas de Geografia Cultural e Geografia Urbana com os seguintes temas: dimensões espaciais de festas populares, manifestações culturais materiais e imateriais no / do espaço urbano, ensino de Geografia, dinâmica e planejamento urbano de pequenas cidades, diálogos e interfaces entre Geografia e Literatura. Vice-líder do Grupo de Pesquisa RECÔNCAVO: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente (...)

Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975); título de Mestrado (1979), Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professora convidada na Universidade de Barcelona (Espanha) e na Universidade de Buenos Aires (Argentina).


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e é o responsável pelos levantamentos demográficos, pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas (de meio ambiente à economia), manutenção de indicadores sobre o Brasil, e informações geográficas.

(CONDER) é uma empresa pública estadual do governo da Bahia. Atualmente está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia(SEDUR). Responsável mobilidade urbana, habitação, urbanismo e saneamento ambiental, ou melhor, a gestão e execução de obras e projetos da política de desenvolvimento urbano e habitacional. Sob sua responsabilidade também está à execução de projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE), como em Ilha de Itaparica, Imbassaí.
O que é Geografia?
Univesp TV
Roda Viva - Aziz Ab'Saber e Milton Santos
Univesp TV
Espaço Geografico Urbano
Univesp TV
